Os alunos da turma do Ciclo IV da EJA participam do Projeto “PI”
coordenado pelo professor Inaldo Lopes (Matemática). O referido projeto tem
como objetivo construir, de forma prática, a relação entre o comprimento de uma
circunferência e seu respectivo diâmetro.
A iniciativa visa estimular o gosto pelo estudo da matemática
e relacionar o conteúdo dessa área com a aspectos do contexto social do aluno,
afirma professor Inaldo.
Materiais utilizados:
- Fita métrica de costureira (4 peças);
- Círculos de diversos diâmetros (4 peças);
- Tabela impressa para anotação das medidas do diâmetro e do
comprimento dos diversos círculos;
- Calculadoras.
Procedimento:
A sala foi dividida em equipes (4 alunos por equipe). Cada equipe mediu e anotou as respectivas medidas de diâmetros e circunferências. Por fim, foram feitos os cálculos das respectivas razões entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro. A última etapa do projeto é a comparação dos resultados.
A sala foi dividida em equipes (4 alunos por equipe). Cada equipe mediu e anotou as respectivas medidas de diâmetros e circunferências. Por fim, foram feitos os cálculos das respectivas razões entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro. A última etapa do projeto é a comparação dos resultados.
Conclusão:
Os resultados obtidos foram iguais. O que demonstra que a razão entre o comprimento e o diâmetro das diversas circunferências são iguais e constantes. Provando assim a existência do número PI (3,1415...).
Avaliação:
Os alunos estão sendo avaliados durante toda as atividades do projeto nos aspectos participação, cooperação e aprendizado dos conceitos trabalhados e procedimentos realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário